Humanização no Ensino Técnico em Enfermagem

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Humanização no Ensino Técnico em Enfermagem

No Brasil, o tema humanização nasceu como programa do Ministério da Saúde, voltado para a atenção hospitalar, em 2001, com o objetivo de melhorar o atendimento ao usuário e ao trabalhador de Saúde. Essa necessidade surgiu com a descrença do Sistema Único de Saúde (SUS) por parte da população, devido aos diversos problemas que envolviam a execução e a implantação das políticas de saúde no país. (PALHETA; COSTA, 2012)

Humanização pode ser compreendida como um vínculo entre profissionais e usuários, alicerçado em ações guiadas pela compreensão e pela valorização dos sujeitos, reflexo de uma atitude ética e humana. (HECKERT; PASSOS; BARROS, 2009 apud MOREIRA et al., 2015). Em outro sentido, a humanização está associada à qualidade do cuidado, que incluiria a valorização dos trabalhadores e o reconhecimento dos direitos dos usuários. (MOREIRA et al., 2015). Algumas produções acadêmicas apontam que a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) abrange: condições de trabalho, modelo de assistência, formação permanente dos profissionais, direitos dos usuários e avaliação do processo de trabalho. (HECKERT; PASSOS; BARROS, 2009 apud MOREIRA et al., 2015).

Nesse sentido, a Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 no Brasil, com o objetivo de disseminar práticas de saúde humanizadas para usuários, trabalhadores e gestores, e é entendido não como programa, que incluem vários projetos importantes, tais como a carta ao usuário (1999), programa nacional de avaliação dos serviços hospitalares (1999), programa para centros colaboradores para a qualidade e assistência hospitalar (2000), programa de humanização no pré-natal e nascimento (2000), norma de atenção humanizada de recém-nascido de baixo peso – Método Canguru (2000), programa de acreditação hospitalar (2001) entre outros, mas como política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS. (BRASIL 2010; AGUIAR, 2011; HECKERT; PASSOS; BARROS, 2009 apud MOREIRA et al., 2015;).

Em relação às diferentes ações propostas pela PNH destaca-se o ensino aprendizagem, estudo realizado com alunos da enfermagem aponta que a humanização se aprende na prática, nos cenários de aplicação onde se pode vivenciar o que se debate nas salas de aula, na teoria, com o professor. (FREITAS; FERREIRA, 2016).

Neste sentido destaca-se a figura do professor como um elemento facilitador do aprendizado da humanização, por meio da metodologia do ensino pelo exemplo, pois, quando o professor está com os alunos nos estágios, o aluno observa como o professor se relaciona com os usuários nos serviços de saúde e percebe que é possível colocar em prática o que se aprende na teoria na sala de aula. (FREITAS; FERREIRA, 2016).

Diante ao exposto, o aluno do Curso Técnico em Enfermagem – Grupo Marista (TECPUC) ao se deparar com as diversas atividades práticas que são ofertadas durante sua trajetória de formação, como: visita domiciliar, ação de promoção e prevenção à saúde em todas as etapas do desenvolvimento humano, visita técnica as instituições de saúde, e os estágios obrigatórios nas diversas áreas do conhecimento proporciona ao aluno, um misto de sentimentos, negativos e positivos. Trabalho desenvolvido durante o módulo sobre o comportamento ético profissional – os alunos relataram suas reflexões sobre os estágios comparando a teoria com a prática e foi possível em relação aos sentimentos negativos destacar nos relatos  a desumanização da equipe de trabalho em algumas situações e a frustração do aluno ao não ser acolhido pela equipe de enfermagem em algumas instituições. Contribuiu negativamente também, presenciar estruturas físicas inadequadas e falta de materiais para execução das atividades. Em relação aos sentimentos positivos destaca-se a sensibilidade do aluno ao prestar os cuidados de enfermagem de forma integral com o objetivo de deixar o usuário do serviço satisfeito. Esse sentimento é trabalhado com o aluno através das diversas disciplinas ofertadas e metodologias variadas que os permitem refletirem sua prática e entender que conhecimento técnico científico e humanização andam juntos. E identificar comportamentos inadequados durante sua trajetória de formação o faz refletir  positivamente e promove a certeza de que deseja ser um profissional melhor.

Nesse contexto, de ensino aprendizagem a escola tem papel fundamental em formar profissionais aptos à prática da humanização, através de debates, vivências práticas. Assim, a escola se insere no objetivo da PNH de disseminar práticas de saúde humanizadas. E proporciona melhores condições aos alunos para enfrentar os desafios e conflitos da prática profissional em todas as áreas de atuação.

Fabiana Teixeira

Professora Curso Técnico em Enfermagem TECPUC

Graduada – Licenciatura Plena em Enfermagem e Obstetrícia – UFPEL

Mestrado Acadêmico em Enfermagem – UFPR

Especialização – Saúde da Família – UEA

Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio – UFPR