Campanha quer incentivar a vivência dos valores por todos os Maristas

2016_10_29-valores-1

A campanha Viva+Valores apresenta os novos valores do Grupo Marista:

Os novos valores garantem o alinhamento com o Brasil Marista e, principalmente, com o legado intelectual e espiritual de Marcelino Champagnat.

As principais mudanças em relação aos antigos valores são:

  1. O valor da Justiça foi substituído por Solidariedade;
  2. O valor da Interculturalidade foi inserido;
  3. O valor Presença Significativa foi renomeado para Presença.

A campanha, além de reforçar as alterações, quer incentivar a vivência dos valores por todos os Maristas. Para cada valor, foram elaborados ícones, que trazem os seguintes significados:

espiritualidade

É representada pela imagem do fogo, que representa a chama da vida, do Espírito Santo, símbolo do divino em várias culturas que contribui para a renovação espiritual. Vivemos a espiritualidade mariana e apostólica, encarnada, relacional e afetiva, fundamentada em Jesus Cristo e no seu Evangelho, legada por São Marcelino Champagnat. Por meio dela, orientamos nossa compreensão do mundo e o nosso relacionamento com Deus, com nós mesmos, com as pessoas e com a natureza.

solidariedade

A tenda, escolhida para expressar a solidariedade, sugere o envolvimento das pessoas, a abertura ao outro e o cuidado da casa comum. Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos, preferencialmente com os pobres e excluídos que vivem em situação de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz, da justiça socioambiental, como sinal de esperança no mundo.

interculturalidade

A interculturalidade foi representada pelo caractere do asterisco que contempla diferentes traços que se interligam, fazendo referência ao diálogo, ao respeito e ao rela­cionamento com outras culturas. Buscamos a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das relações entre as diferentes identidades e culturas, seus agentes e suas respectivas expressões e contextos.

amor-ao-trabalho

O valor do amor ao trabalho é representado pelo coração, formado pelo “M” de Marista e o “V” de valor. Remete à fraternidade e ao espírito cooperativo.  Realizamos o trabalho com disposição, excelência, perseverança, generosidade e espírito cooperativo, desenvolvendo os talentos a serviço do bem comum.

espirito-de-familia

O espírito de família é expressado pelo balão do diá­logo, fruto do acolhimento e da união, da compreensão do diferente e do objetivo comum. Afirmamos nosso espírito de família compreendendo-nos como diferentes e complementares ao vivenciar o acolhimento, o amor, o diálogo e a esperança, na ação constante para construir comunidades como espaços de vida.

presenc%cc%a7a

O valor da presença foi sim­bolizado pelos colchetes, que são utilizados para definir um conjunto na matemática, e sugere proximidade, acolhida e escuta. Somos presença significativa e acolhedora junto às pessoas, com disponibilidade, transparência, confiança, justiça, vivendo relações que testemunhem o cuidado e o respeito.

simplicidade

O valor da simplicidade retoma o símbolo da violeta que demonstra a busca pela humildade, modéstia e a própria simplicidade para os Maristas. Vivemos a simplicidade em nossas ações, relacionamentos e processos, com autenticidade e humildade, disponibilizando nossas potencialidades em favor da missão, em um esforço contínuo de reconhecimento e superação de nossas limitações.

Websérie

A cam­panha conta com uma websérie composta por sete vídeos que dramatizam de maneira criativa histórias reais vi­vidas por colaboradores do Grupo Marista. Estes vídeos estão disponíveis na landing page Viva Mais Valores, com versão mobile.

A landing page oferece mais informações sobre a cam­panha, além de depoimentos de colaboradores que viven­ciam no dia a dia os valores. É possível receber um “pensamento do dia” inspirador e ainda fazer download de peças da campanha para divulgação.

O Grupo Marista acredita que os valores se constituem em grandes pilares que fortalecem a sua missão de formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade. Que a luz do Espírito Santo guie o caminho de todos os Maristas de Champagnat rumo ao “novo começo” inspirado pelo Bicentenário do Instituto Marista!