Revitalize Rio Belém participa de audiência pública sobre recuperação do rio

IMG_4333

As ações necessárias para a recuperação do Rio Belém foram tema de uma audiência pública realizada no dia 22 de março, na Câmara Municipal de Curitiba, dia em que foi comemorado o Dia Mundial da Água. O objetivo foi buscar soluções para reduzir a poluição do rio, cuja bacia hidrográfica tem 42 km². O projeto Revitalize Rio Belém, realizado pelo TECPUC, marcou presença na audiência com a presença de jovens que participam do grupo além da coordenadora do projeto e professora da Instituição, Silmara Aibes, pastoralistas e o jovem irmão Jean Marcos.

Mauro José Corbellini, da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, foi o responsável por iniciar a audiência falando sobre o Plano Integrado de Recuperação do Rio Belém, que envolve a administração municipal. A parceria foi formalizada com a assinatura de um termo de cooperação técnica no dia 24 de fevereiro entre o prefeito Rafael Greca e a vice-governadora Cida Borghetti.

O Projeto Revitalize Rio Belém do TECPUC utiliza o conceito central de Ecobiologia Interior, ou seja, criar uma sensibilidade em relação a si mesmo, ao outro e à natureza a partir do desenvolvimento e aprofundamento da cultura, que está amparada pelos processos históricos pessoais, interpessoais e sociais dos alunos da Instituição. Por isso, o monitoramento do rio e acompanhamento de ações faz parte das iniciativas do grupo de trabalho.

Entre as ações já realizadas, em 2016 os alunos que participam do projeto convidaram os candidatos à Prefeitura de Curitiba a plantarem uma árvore no Dia da Árvore (21 de setembro) e mostrar suas propostas aos estudantes.

 

Com informações da Prefeitura de Curitiba