Pastoral do TECPUC realiza trilha com estudantes no Reservatório do Carvalho

3

Os alunos da Pastoral do TECPUC realizaram no dia 24 de junho uma trilha de 10km no Reservatório do Carvalho, em Piraquara. A atividade foi promovida como encerramento do semestre e contou também com uma visita na colônia Santa Maria.

Inaugurado em 1908, o reservatório foi a primeira estrutura de abastecimento de água de Curitiba e não possuía motores elétricos utilizando apenas o efeito da gravidade para levar água ao centro da cidade. Os estudantes tiveram como guia o professor do TECPUC, Vitor Hugo Lau, que conhece a região, explicou os aspectos históricos e as etapas que o reservatório passou ao longo dos anos.

Durante a tarde, os alunos conheceram a nascente do rio Iguaçu, o primeiro reservatório de água, a antiga casa de bombas, algumas caixas captadoras de água e aproveitaram o contato com a natureza.

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Administração, Julia Lisboa, a experiência foi muito positiva por sair da rotina e promover vivências. “Tivemos a oportunidade de nos conectar com a natureza e com nós mesmos, pois vivemos nossas rotinas todos os dias e quando nos permitimos vivenciar algo diferente é sempre muito gratificante”, explica a aluna.

De acordo com a pastoralista do TECPUC, Leila Cristina Carneiro, o objetivo do encontro foi promover uma atividade prática que incorporasse os Valores Marista e incentivasse o contato com a natureza. “Pensamos em uma atividade externa que fosse prática, pedagógica, que tivesse um viés socioambiental e também estivesse alinhada com as estratégias do Grupo Marista”, finaliza Carneiro.

29