Feira de Empreendedorismo coloca em prática conhecimentos aprendidos em sala

IMG_6416

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico do TECPUC realizaram nos dias 25 e 26 de julho a Feira de Empreendedorismo, uma atividade que coloca em prática todos os conhecimentos que os alunos adquirem em sala e oferece a experiência de ter contato com a rotina real de um pequeno negócio. O objetivo é incentivar a integração dos alunos com o mercado proposto e fazê-los sentir na prática as decisões necessárias em meio às estratégias de competição da concorrência despertando o espírito empreendedor.

A feira é a parte final de um processo realizado em sala de aula em que os alunos definem um produto para ser comercializado, desenvolvem o planejamento e pesquisa de mercado e apresentam seu modelo de negócio na feira competindo entre si. De acordo com a coordenadora do Ensino Médio em Administração, Juliana Lobo, a feira faz parte da disciplina Planejamento Estratégico e todas as decisões da empresa são tomadas pelos alunos. “O objetivo é despertar a visão empreendedora neles. Os professores só direcionam, pois, as decisões sobre a empresa criada são da equipe e todos os anos eles aprimoram mais e se dedicam o máximo”, comemora Lobo.

Este ano a feira contou com stands de cachorro-quente, sonhos, bolos, pães, sanduíches, brigadeiros, sushis, wraps e pretzels e com bebidas como milk shakes, cafés, refrigerantes e chocolate quente.

Para o aluno Guilherme Costa, 16 anos, a estratégia de venda foi chamar atenção com banners, parcerias e realização de um sorteio ao final da feira. “Realizamos uma pesquisa de mercado com um questionário e espalhamos pelas salas do TECPUC. No começo foi difícil, pois tentamos vender algo que nunca fizemos e ficamos tímidos, mas vamos pegando a prática e nos animamos e aprendemos a melhor forma de vender”, comemora o estudante.

IMG_6443